Módulo II
Como promover, articular e envolver a
ação das pessoas no processo de gestão
escolar?
...a cabeça da gente é uma só, e as coisas que há e que estão para haver
são demais de muitas, muito maiores diferentes, e a gente tem de necessitar de
aumentar a cabeça, para o total.
Guimarães Rosa, Grande Sertão: veredas
Unidade 1
Por que promover a gestão
democrática nas escolas públicas?
Objetivos específicos
·
Identificar, na legislação educacional
brasileira, os princípios envolvidos e os dispositivos normativos sobre gestão
democrática.
·
Compreender a complexidade das ações
relacionadas a gestão democrática do ensino público.
·
Avaliar a importância da prática de gestão
democrática na sua escola e sistema de ensino.
·
Administrar situações de conflito visando
garantir os direitos de todos aqueles envolvidos com educação pública de
qualidade.
Conteúdos
·
Diretrizes legais de gestão democrática.
·
Concepção e importância de gestão democrática.
·
Administração de conflitos e procedimentos de
gestão democrática.
Unidade 2
·
Como promover espaços de participação de pessoas
e setores da comunidade nas escolas?
Objetivos específicos
·
Identificar espaços de participação da escola na
comunidade local.
·
Criar estratégias de mobilização de pessoas e
setores da sociedade.
·
Examinar processos democráticos de decisão e
mecanismos de integração das escolas com a comunidade.
Conteúdos
·
A relação de reciprocidade entre escola e
comunidade local.
·
Participação e exercício da cidadania.
·
Mecanismos de integração das escolas com a
sociedade.
Unidade 3
·
Como construir autonomia na escola?
Objetivos específicos
·
Consolidar formas institucionais de participação
e gestão Colegiada na escola.
·
Destacar a relação entre a construção do projeto
pedagógico e o exercício da autonomia na escola.
·
Analisar formas institucionais de envolvimento
de alunos, pais, professores e funcionários e seus efeitos para a gestão
democrática e aprendizagem dos alunos.
Conteúdos
·
Autonomia da escola e construção do projeto
pedagógico.
·
Autonomia e mecanismos de participação.
·
Gestão colegiada: procedimentos e estratégias.
Unidade 4
·
Como estimular ações inovadoras, capazes de
modificar o ambiente de formação e trabalho nas escolas?
Objetivos específicos
·
Desenvolver estratégias de organização dos
tempos e do trabalho.
·
Avaliar ações inovadoras e de incentivo à
liderança democrática.
Conteúdos
·
Ações inovadoras e promoção de lideranças nas
escolas.
·
organização dos tempos escolares.
·
Relações sociais e situações de trabalho nas
escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário