>

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Hagáquê

22/06/12
Hoje aprendemos a utilizar o programa hagáquê. Veja o resultado:
Criação da profª Marcela Ferreira


terça-feira, 19 de junho de 2012

HISTÓRIA EM QUADRINHOS


OFICINA DE QUADRINHOS
PERÍODO DE 18 A 22/06/12 - TURNO TARDE - LABORATÓRIO 01
MULTIPLICADORAS: PROFESSORAS  SANDRA E ALINE CERQUEIRA.

Primeiro dia - 18/06/12
 - Apresentação  da turma
 - Conhecendo História em Quadrinhos (HQ)
                     

Segundo dia - 19/05/12
Caracterização de uma História em Quadrinhos(HQ)
  • Quadro ou requadro?
  • Recordatório
  • Onomatopeias
  • Linhas cinéticas
  • Desenhos iconográficos
  • Metáforas visuais
  • Balões: pensamento, diálogo, grito, coletivo, duplo, indicador.
  • Formato dos quadrinhos
  • A criação de personagens
  • Definição do roteiro
  • O desenho, a arte e as cores 

    Terceiro dia - 20/05/12
    - Orientações para construir uma HQ
    - História em Quadrinhos e a interdisciplinaridade
    - Utilizando o aplicativo TuxPaint
    Quarto dia - 21/06/12
    DIAGRAMAÇÃO E ROTEIRO PARA A HISTÓRIA EM QUADRINHOS
    PROGRAMA HAGÁQUÊ

    Editor de Histórias em Quadrinhos (versão Atual: 1.05 em15/02/2007.
    O QUE É O HagáQuê?
    O HagáQuê é um editor de histórias em quadrinhos feito (quase) totalmente em Delphi, a fim de auxiliar nas mais diversas disciplinas do ensino fundamental.
    ATENÇÃO!
    O HagáQuê 1.05 é um software distribuído gratuitamente através do site http://www.nied.unicamp.br/~hagaque e não pode ser comercializado em hipótese alguma.
        CONFIGURAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA:
    - Sistema Operacional Windows 95/98/Me/2000*/NT4*/XP*
    - Processador 486DX (recomendado Pentium 233 MHz ou superior)
    - Resolução de vídeo 800 x 600 pixels, com suporte a 24 bits de cores
    - 16 MB memória RAM (recomendado fortemente pelo menos 32 MB)
    - 23 MB livres em disco (recomendado 30 MB)
    - Mouse ou outro dispositivo apontador compatível com o Windows
    - Navegador de Internet instalado para acessar o sistema de ajuda e histórias publicadas na Internet
    - Placa de som, microfone e impressora (opcionais)
    * necessário ser o administrador de redes para instalar o HagáQuê em computadores com o Windows 2000/NT/XP Professional.
        ÚLTIMAS ALTERAÇÕES:
    v. 1.05
    - Adicionado o idioma espanhol ao HagáQuê
    - Correção de bug de não incluir extensão .html ao Publicar na Internet
    v. 1.04
    - o programa passa a ter outros idiomas (Português Europeu e Inglês)
    v. 1.03
    - Linhas retas agora aparecem na medida em que são desenhadas, como ocorre com retângulos e elipses
    - Removida a mensagem de erro que aparecia ao tentar salvar; depois de escrever o nome de um novo autor não é mais preciso pressionar enter, basta clicar no botão de novo título
    - Corrigido problema de abrir arquivos .hqz renomeados externamente
    - Histórias que acompanham o HagáQuê foram reformuladas
    - Criado o modo de depuração (software gera log de leitura/escrita no disco), que pode ser habilitado manualmente no arquivo de configuração
    - Incluída opção para salvar opções de exibição
    - Corrigido problema no salvar como, que as vezes não funcionava
    - Corrigido problema do salvar em caminhos longos (p. ex.: 'C:\Documents and Settings\Usuario1234\Meus documentos')
    - Corrigido problema ao se tentar salvar história atual antes de abrir ou começar uma nova
    - Alterados os rótulos de alguns botões para manter consistência com outros diálogos do programa
    - Corrigido problema da cor do fundo do número de página (em alguns esquemas de cores do Windows ficava impossível ler)
        CRÉDITOS DE TRADUÇÃO
    * Português (Europeu): Luís Valente - Centro de Competência Nónio da Universidade do Minho, Portugal
    * Espanhol (Espanha): Éverly Pegoraro e Cleideni Alves do Nascimento
        IMPORTANTE:
    Procura-se sempre testar as novas versões do HagáQuê antes de distribuí-las. Entretanto, não há garantias de que o HagáQuê irá funcionar corretamente em todos os sistemas. O uso do programa é por sua conta e risco.
    Os problemas já detectados na atual versão são (nenhum deles impede efetivamente o uso do HagáQuê):
    1. Reprodução de sons no Windows XP. Os botões de "Play" e "Pause" podem ficar travados. Neste caso, use a tecla "Enter" do teclado para ouvir o(s) som.
    2. Algumas mensagens e rótulos de botões Ok e Cancelar não são traduzidos para o Inglês.
        CONTATOS:
    Única e exclusivamente através do site: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque.
     Sílvia Amélia Bim
     Eduardo Hideki Tanaka
    Orientadora: Heloísa Vieira da Rocha
    Instituto de Computação - UNICAMP




segunda-feira, 18 de junho de 2012

Módulo 2 - PROGESTÃO

Primeira vivência
Aconteceu no dia 01 de junho de 2012 a primeira vivência do projeto “Interação: Família e Escola” realizada pelas professoras Clemilda Nobre, Débora Chaves e Jacy Costa. o objetivo da vivência foi sensibilizar os participantes para a qualidade de vida.
Para explorar o assunto foi lida a poesia “o tempo” de Mário Quintana buscando uma reflexão da importância de planejar e organizar o tempo diário. No final houve uma avaliação. Os participantes relataram sobre a importância de viver melhor a vida sabendo aproveitar melhor o tempo para si e para sua família.
O tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
Mario Quintana

domingo, 20 de maio de 2012

Progestão - Módulo 2


Módulo II
Como promover, articular e envolver a ação das pessoas  no processo de gestão escolar?

...a cabeça da gente é uma só, e as coisas que há e que estão para haver são demais de muitas, muito maiores diferentes, e a gente tem de necessitar de aumentar a cabeça, para o total.
                                                        Guimarães Rosa, Grande Sertão: veredas
Unidade 1
Por que promover a gestão democrática nas escolas públicas?
Objetivos específicos
·         Identificar, na legislação educacional brasileira, os princípios envolvidos e os dispositivos normativos sobre gestão democrática.
·         Compreender a complexidade das ações relacionadas a gestão democrática do ensino público.
·         Avaliar a importância da prática de gestão democrática na sua escola e sistema de ensino.
·         Administrar situações de conflito visando garantir os direitos de todos aqueles envolvidos com educação pública de qualidade.
Conteúdos
·         Diretrizes legais de gestão democrática.          
·         Concepção e importância de gestão democrática.
·         Administração de conflitos e procedimentos de gestão democrática.
Unidade 2
·         Como promover espaços de participação de pessoas e setores da comunidade nas escolas?
Objetivos específicos
·         Identificar espaços de participação da escola na comunidade local.    
·         Criar estratégias de mobilização de pessoas e setores da sociedade.
·         Examinar processos democráticos de decisão e mecanismos de integração das escolas com a comunidade.
Conteúdos
·         A relação de reciprocidade entre escola e comunidade local.
·         Participação e exercício da cidadania.
·         Mecanismos de integração das escolas com a sociedade.
Unidade 3
·         Como construir autonomia na escola?
Objetivos específicos
·         Consolidar formas institucionais de participação e gestão Colegiada na escola.
·         Destacar a relação entre a construção do projeto pedagógico e o exercício da autonomia na escola.
·         Analisar formas institucionais de envolvimento de alunos, pais, professores e funcionários e seus efeitos para a gestão democrática e aprendizagem dos alunos.
Conteúdos
·         Autonomia da escola e construção do projeto pedagógico.
·         Autonomia e mecanismos de participação.
·         Gestão colegiada: procedimentos e estratégias.
Unidade 4
·         Como estimular ações inovadoras, capazes de modificar o ambiente de formação e trabalho nas escolas?
Objetivos específicos
·         Desenvolver estratégias de organização dos tempos e do trabalho.
·         Avaliar ações inovadoras e de incentivo à liderança democrática.
Conteúdos
·         Ações inovadoras e promoção de lideranças nas escolas.
·         organização dos tempos escolares.
·         Relações sociais e situações de trabalho nas escolas.

domingo, 1 de abril de 2012

Programa de Capacitação a Distancia para Gestores Escolares



Módulo I
Como articular a  função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?
O  Módulo  está  organizado  em  cinco  unidades.  em  cada  uma  delas estaremos  indicando  algumas  das  possibilidades  e  limites  que  a  escola oferece ao exercício do trabalho do gestor. 
 Unidade 1: Por que é importante conhecer o papel da escola no mundo contemporâneo?

Unidade 2: Como fica a escola na sociedade do conhecimento?

Unidade 3: O que a escola tem a ver com a democracia?

Unidade 4: Como a escola e a comunidade se articulam?

Unidade 5: Escola e cultura: que tipo de relação é esta?

OBJETIVOS GERAIS
·         Os objetivos gerais deste Módulo são:
·         Compreender a função social da escola.
·         Reconhecer as transformações da escola ao longo da história.
·         Explicar  as  demandas  diversificadas  do  mundo  atual,  em  âmbito  global  (nacional e internacional), e suas implicações para a educação.
·         Identificar  as  demandas  locais  sobre  a  escola,  articulando-as  com  sua  função social

"Tudo no mundo está dando respostas,  o que demora é o tempo das perguntas"                                                                                                 José Saramago