sexta-feira, 22 de junho de 2012
terça-feira, 19 de junho de 2012
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
OFICINA
DE QUADRINHOS
PERÍODO
DE 18 A 22/06/12 - TURNO TARDE - LABORATÓRIO 01
MULTIPLICADORAS:
PROFESSORAS SANDRA E ALINE CERQUEIRA.
Primeiro dia - 18/06/12
- Apresentação da turma
- Apresentação da turma
- Conhecendo História em Quadrinhos (HQ)
Segundo dia - 19/05/12
Caracterização de uma História em Quadrinhos(HQ)
- Quadro ou requadro?
- Recordatório
- Onomatopeias
- Linhas cinéticas
- Desenhos iconográficos
- Metáforas visuais
- Balões: pensamento, diálogo, grito, coletivo, duplo, indicador.
- Formato dos quadrinhos
- A criação de personagens
- Definição do roteiro
- O desenho, a arte e as cores
Terceiro dia - 20/05/12- Orientações para construir uma HQ- História em Quadrinhos e a interdisciplinaridade- Utilizando o aplicativo TuxPaint
Quarto dia - 21/06/12DIAGRAMAÇÃO E ROTEIRO PARA A HISTÓRIA EM QUADRINHOS
PROGRAMA HAGÁQUÊ
Editor de Histórias em Quadrinhos (versão Atual: 1.05 em15/02/2007.O QUE É O HagáQuê?O HagáQuê é um editor de histórias em quadrinhos feito (quase) totalmente em Delphi, a fim de auxiliar nas mais diversas disciplinas do ensino fundamental.ATENÇÃO!O HagáQuê 1.05 é um software distribuído gratuitamente através do site http://www.nied.unicamp.br/~hagaque e não pode ser comercializado em hipótese alguma.CONFIGURAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA:- Sistema Operacional Windows 95/98/Me/2000*/NT4*/XP*- Processador 486DX (recomendado Pentium 233 MHz ou superior)- Resolução de vídeo 800 x 600 pixels, com suporte a 24 bits de cores- 16 MB memória RAM (recomendado fortemente pelo menos 32 MB)- 23 MB livres em disco (recomendado 30 MB)- Mouse ou outro dispositivo apontador compatível com o Windows- Navegador de Internet instalado para acessar o sistema de ajuda e histórias publicadas na Internet- Placa de som, microfone e impressora (opcionais)* necessário ser o administrador de redes para instalar o HagáQuê em computadores com o Windows 2000/NT/XP Professional.ÚLTIMAS ALTERAÇÕES:v. 1.05- Adicionado o idioma espanhol ao HagáQuê- Correção de bug de não incluir extensão .html ao Publicar na Internetv. 1.04- o programa passa a ter outros idiomas (Português Europeu e Inglês)v. 1.03- Linhas retas agora aparecem na medida em que são desenhadas, como ocorre com retângulos e elipses- Removida a mensagem de erro que aparecia ao tentar salvar; depois de escrever o nome de um novo autor não é mais preciso pressionar enter, basta clicar no botão de novo título- Corrigido problema de abrir arquivos .hqz renomeados externamente- Histórias que acompanham o HagáQuê foram reformuladas- Criado o modo de depuração (software gera log de leitura/escrita no disco), que pode ser habilitado manualmente no arquivo de configuração- Incluída opção para salvar opções de exibição- Corrigido problema no salvar como, que as vezes não funcionava- Corrigido problema do salvar em caminhos longos (p. ex.: 'C:\Documents and Settings\Usuario1234\Meus documentos')- Corrigido problema ao se tentar salvar história atual antes de abrir ou começar uma nova- Alterados os rótulos de alguns botões para manter consistência com outros diálogos do programa- Corrigido problema da cor do fundo do número de página (em alguns esquemas de cores do Windows ficava impossível ler)CRÉDITOS DE TRADUÇÃO* Português (Europeu): Luís Valente - Centro de Competência Nónio da Universidade do Minho, Portugal* Espanhol (Espanha): Éverly Pegoraro e Cleideni Alves do NascimentoIMPORTANTE:Procura-se sempre testar as novas versões do HagáQuê antes de distribuí-las. Entretanto, não há garantias de que o HagáQuê irá funcionar corretamente em todos os sistemas. O uso do programa é por sua conta e risco.Os problemas já detectados na atual versão são (nenhum deles impede efetivamente o uso do HagáQuê):1. Reprodução de sons no Windows XP. Os botões de "Play" e "Pause" podem ficar travados. Neste caso, use a tecla "Enter" do teclado para ouvir o(s) som.2. Algumas mensagens e rótulos de botões Ok e Cancelar não são traduzidos para o Inglês.CONTATOS:Única e exclusivamente através do site: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque.Sílvia Amélia BimEduardo Hideki TanakaOrientadora: Heloísa Vieira da RochaInstituto de Computação - UNICAMP
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Módulo 2 - PROGESTÃO
Primeira vivência
Aconteceu
no dia 01 de junho de 2012 a primeira vivência do projeto “Interação: Família e
Escola” realizada pelas professoras Clemilda Nobre, Débora Chaves e Jacy Costa.
o objetivo da vivência foi sensibilizar os participantes para a qualidade de
vida.
Para
explorar o assunto foi lida a poesia “o tempo” de Mário Quintana buscando uma
reflexão da importância de planejar e organizar o tempo diário. No final houve
uma avaliação. Os participantes relataram sobre a importância de viver melhor a
vida sabendo aproveitar melhor o tempo para si e para sua família.
O tempo
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará. Mario Quintana
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará. Mario Quintana
domingo, 20 de maio de 2012
Progestão - Módulo 2
Módulo II
Como promover, articular e envolver a
ação das pessoas no processo de gestão
escolar?
...a cabeça da gente é uma só, e as coisas que há e que estão para haver
são demais de muitas, muito maiores diferentes, e a gente tem de necessitar de
aumentar a cabeça, para o total.
Guimarães Rosa, Grande Sertão: veredas
Unidade 1
Por que promover a gestão
democrática nas escolas públicas?
Objetivos específicos
·
Identificar, na legislação educacional
brasileira, os princípios envolvidos e os dispositivos normativos sobre gestão
democrática.
·
Compreender a complexidade das ações
relacionadas a gestão democrática do ensino público.
·
Avaliar a importância da prática de gestão
democrática na sua escola e sistema de ensino.
·
Administrar situações de conflito visando
garantir os direitos de todos aqueles envolvidos com educação pública de
qualidade.
Conteúdos
·
Diretrizes legais de gestão democrática.
·
Concepção e importância de gestão democrática.
·
Administração de conflitos e procedimentos de
gestão democrática.
Unidade 2
·
Como promover espaços de participação de pessoas
e setores da comunidade nas escolas?
Objetivos específicos
·
Identificar espaços de participação da escola na
comunidade local.
·
Criar estratégias de mobilização de pessoas e
setores da sociedade.
·
Examinar processos democráticos de decisão e
mecanismos de integração das escolas com a comunidade.
Conteúdos
·
A relação de reciprocidade entre escola e
comunidade local.
·
Participação e exercício da cidadania.
·
Mecanismos de integração das escolas com a
sociedade.
Unidade 3
·
Como construir autonomia na escola?
Objetivos específicos
·
Consolidar formas institucionais de participação
e gestão Colegiada na escola.
·
Destacar a relação entre a construção do projeto
pedagógico e o exercício da autonomia na escola.
·
Analisar formas institucionais de envolvimento
de alunos, pais, professores e funcionários e seus efeitos para a gestão
democrática e aprendizagem dos alunos.
Conteúdos
·
Autonomia da escola e construção do projeto
pedagógico.
·
Autonomia e mecanismos de participação.
·
Gestão colegiada: procedimentos e estratégias.
Unidade 4
·
Como estimular ações inovadoras, capazes de
modificar o ambiente de formação e trabalho nas escolas?
Objetivos específicos
·
Desenvolver estratégias de organização dos
tempos e do trabalho.
·
Avaliar ações inovadoras e de incentivo à
liderança democrática.
Conteúdos
·
Ações inovadoras e promoção de lideranças nas
escolas.
·
organização dos tempos escolares.
·
Relações sociais e situações de trabalho nas
escolas.
domingo, 1 de abril de 2012
Programa de Capacitação a Distancia para Gestores Escolares
Módulo I
Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?
O Módulo está organizado em cinco unidades. em cada uma delas estaremos indicando algumas das possibilidades e limites que a escola oferece ao exercício do trabalho do gestor.
Unidade 1: Por que é importante conhecer o papel da escola no mundo contemporâneo?
Unidade 2: Como fica a escola na sociedade do conhecimento?
Unidade 3: O que a escola tem a ver com a democracia?
Unidade 4: Como a escola e a comunidade se articulam?
Unidade 5: Escola e cultura: que tipo de relação é esta?
OBJETIVOS GERAIS
· Os objetivos gerais deste Módulo são:
· Compreender a função social da escola.
· Reconhecer as transformações da escola ao longo da história.
· Explicar as demandas diversificadas do mundo atual, em âmbito global (nacional e internacional), e suas implicações para a educação.
· Identificar as demandas locais sobre a escola, articulando-as com sua função social
"Tudo no mundo está dando respostas, o que demora é o tempo das perguntas" José Saramago
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