>

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Figuras? Consegue ver? - Gestalt

A Teoria da Gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito.
Trata-se de um movimento visando buscar respostas científicas para as indagações sobre o processo de conhecimento e, ao mesmo tempo, oferecer uma reação às teorias de condicionamento, analisando os efeitos da percepção.

O ROSTO OCULTO
Aparentemente este quadro representa uma paisagem, com um tronco de árvore e várias plantas no primeiro plano e no fundo, algumas construções. No meio uma mulher caminha bem agasalhada...
Mas, observando com atenção (ajuda fechar um pouco os olhos) pode ver-se um rosto que ocupa o quadro entre o tronco e o lado esquerdo da pintura...


ENXURRADA...
... de água ou de gente!? ...



 Jovem ou idosa?


Casal de idosos ou músicos?

CAVEIRA 
Aparentemente, no centro do quadro, 
há uma mulher carregando uma cesta coberta por um pano. 
Mas se olhar de longe ou fechar um pouco os olhos, verá uma caveira!


Para a Gestalt:
1 - A percepção é entendida como totalidade e não como a soma das partes como elementos isolados;
2 - Os métodos de pesquisa envolvem a introspecção e a observação direta;
3 - Os experimentos gestálticos basearam-se, sobretudo, em formas visuais;
4 - Afirma que há uma tendência a percebermos os eventos como totalidades e não como partes isoladas;
5 - O todo é maior do que a soma das partes
6 - O todo é percebido de maneira distinta da soma das características de seus elementos isolados.
7 - O que o indivíduo percebe e como percebe são fundamentais para entender o comportamento humano.

PRINCÍPIOS
1 - ESTRUTURAÇÃO: Propensão natural do ser humano a organizar ou estruturar os diferentes elementos que se lhe deparam
2 - SEGREGAÇÃO FIGURA-FUNDO: Não se podem ver objetos sem separá-los do seu fundo
3 - BOA FORMA:Percepcionamos mais facilmente as boas formas, ou seja, as simples, regulares, simétricas e equilibradas.
4 - CONSTÂNCIA PERCEPTIVA: Traduz-se na estabilidade da percepção (os seres humanos possuem uma resistência acentuada à mudança)
Dizer que um processo, ou o produto de um processo é uma gestalt, significa dizer que não pode ser explicado pelo mero caos, a uma mera combinação cega de causas essencialmente desconexas, mas que sua essência é a razão de sua existência.

APLICAÇÕES
A APLICABILIDADE DA GESTALT NA EDUCAÇÃO torna-se importante, à medida que recusa-se o exercício mecânico no processo de aprendizagem. Apenas as situações que ocasionam experiências ricas e variadas levam o indivíduo ao amadurecimento e à emergência do insight (de repente tudo fica claro e compreensível e se estabelecem relações entre os elementos da situação).

A GESTALT-TERAPIA define-se como a arte da formação de boas formas, possibilitando através de atividades terapêuticas o encontro existencial interpessoal, todo o campo biopsicosocial, incluindo organismo/ambiente como importante. A noção de responsabilidade de cada pessoa, ou seja, tudo o que diz respeito à forma como o homem experimenta sua existência, a assume e orienta. O sujeito só se percebe e dá significado se há intencionalidade, o sujeito vai se constituir a partir deste movimento, deste olhar interior de si mesmo. Não é uma terapia de ajustamento mas de auto-realização. Ampliar a consciência é assumir a aceitar a responsabilidade por suas próprias escolhas.

Ilusão de Óptica Figura Fundo - Gestal


Todos nós temos a nossa "bagagem", de tudo aquilo que vivemos e experienciamos, nossas lembranças, nossos conceitos, nosso modo de encarar e perceber a vida e as coisas à nossa volta. A isso, chamamos de Fundo. 
Em contrapartida, tudo aquilo que nos chama a atenção em determinado momento, que nos prende, seja um objeto, seja uma necessidade que precisa ser satisfeita (fome, sede, amor, dinheiro, etc.), é o que chamamos de Figura em Gestalt-terapia.
O que você vê na ilustração abaixo?

Um homem tocando saxofone ou a sombra do rosto de uma mulher?
Você pode ver ambos, mas acada momento, uma das duas imagens "salta" mais aos seus olhos. Essa alternância de uma para a outra às vezes é tão rápida que até parece que conseguimos ver ambas ao mesmo tempo, mas não. Esse processo rápido de alternância entre figura e fundo acontece também em nossas vidas. A cada momento, e de acordo com nossas necessidades e interesses, nossa figura muda. Se enquanto estou escrevendo, sinto sede, a sede passa a ser minha figura e escrever aqui torna-se fundo até que minha sede seja satisfeita. Por isso diz-se que este processo de alternância é fluído.
Quando não há fluidez nesse processo, e a pessoa não consegue formar figuras claras e nítidas, ou seja, quando não consegue identificar suas necessidades, aquilo que precisa para se sentir satisfeita; diz-se que a gestalt (a configuração) não foi fechada, está fixa ou cristalizada.
Veja outras figuras:

Nessa imagem, vemos, forçosamente, uma jarra escura ou duas faces claras. É-nos vedado ver as duas figuras, ao mesmo tempo e com a mesma saliência. Isso não se trata de uma escolha, mas sim de uma condição: percebemos, invariavelmente, uma figura, ou seja, um elemento saliente, em foco, por sobre um fundo, que é mais indiferenciado.
 

                                                        Um pato ou um coelho?



                                                                          Um índio ou um esquimó?

Ilusão de óptica - sem cor e colorido

Olhe fixamente para o nariz da moça por 10 segundos. Em seguida, pisque rapidamente enquanto olha para uma superfície clara. O rosto dela aparecerá colorido.

Fixe os olhos nas figuras abaixo por pelo menos 15 segundos no ponto vermelho (sem piscar) e depois pisque olhando para uma parede branca.

Gisele Bündchen

Arco-íris
Cristo Redentor


Bandeira do Brasil



Fonte
https://www.manualdomundo.com.br/2013/01/a-imagem-que-fica-nos-olhos-ilusao-de-otica/

Ilusão de óptica - Formas geométricas

Ilusão de óptica são imagens que enganam momentaneamente o cérebro deixando o inconsciente confuso e fazendo com que este capte ideias falsas, preenchendo espaços que não ficam claros à primeira vista. Podem ser fisiológicas quando surgem naturalmente ou cognitivas quando se cria com artifícios visuais.

Formas geométricas, brilho e cor são usados para criar ilusões de movimento. Essas imagens NÃO são animadas, mas o cérebro humano faz com que assim pareçam.
























domingo, 5 de julho de 2015

Saci Pererê

Sítio do Pica Pau Amarelo