>

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Planta: Babosa

 

Nome popular: Babosa, Aloe
Nome científico: Aloe vera (L.) Burm. f.
Família: Liliaceae.
Origem: África.

Propriedades: Cicatrizante, antimicrobiana, emoliente (hidratante da pele).

Aloe succotrina e Aloe vera são uma das centenas de espécies de plantas conhecidas popularmente como babosa, atualmente a mais amplamente utilizada em produtos de consumo, tanto para uso externo como interno, por causa de suas reconhecidas propriedades benéficas.
O uso desta planta é de longa tradição em várias partes do mundo, dado os seus muitos benefícios observados ao longo dos anos, inicialmente confirmados apenas pela experiência, mas hoje também por uma gama de pesquisas científicas.
Tanto o gel (para uso externo) que o sumo (para uso interno) são utilizados de suas folhas e a planta pode ser facilmente cultivada em casa. O gel é particularmente eficaz no tratamento tópico de queimaduras, escoriações, psoríase e outras doenças da pele, enquanto o suco é utilizado principalmente como imunomodulador, desintoxicante e para problemas gastrointestinais.
Ao longo do tempo tornou-se claro que a aloína, um princípio ativo naturalmente presente na planta, especialmente quando consumida com frequência, pode irritar a mucosa intestinal com um efeito laxante sério. Por isso que todos (ou a maioria) dos produtos à base de aloe, atualmente existentes no mercado para o uso interno, devem ser submetidos a tratamentos para a retirada desta substância.
Benefícios
O gel para uso tópico, pode ser colocado sobre a pele tendo sido retirado diretamente da planta (usando uma faca afiada, de preferência flexível, se retira a casca da folha e toda a sua parte amarela presente logo abaixo da casca, para colher a sua parte interna, que é a parte “babosa”, o gel da planta).
Seu uso é muito versátil e pode ser útil em várias situações.
Aplicações do gel da aloe vera
  • Antirrugas natural (o gel é incrivelmente hidratante e pode ser colocado diretamente sobre as peles do rosto e pescoço, deixando-o agir até secar ou pelo tempo que quiser. Eu pessoalmente coloco e me esqueço, até o coloco antes de dormir). O gel é tão impressionantemente eficaz, que dizem que a babosa era o segredo de beleza utilizado por Cleópatra no antigo Egito.
  • Caspa: coloque o gel sobre o couro cabeludo, massageando-o antes de lavá-lo normalmente.
  • Queimadura solar: por seu efeito hidratante, depois de exagerar no sol, o melhor remédio é o gel da babosa, refrescante e hidratante.
  • Pelos mesmos motivos, o gel pode ser aplicado em outros tipos de queimaduras.
  • Para a pele seca do frio: das mãos, do rosto, das pernas, braços etc.
  • Como hidratante natural para o corpo (além do rosto).
  • Para cuidar dos cabelos independentemente da caspa.
  • Para aliviar a irritação cutânea, depois da depilação com cera ou lâminas.
  • Para aliviar manchas na pele causadas pelo sol, faça máscaras com frequência, usando o gel da babosa.
  • Para uma cicatrização mais rápida e para evitar marcas de cicatrizes.
  • Para picada de insetos, para as de pernilongos o alívio na coceira é imediato.
  • Para dores musculares por suas propriedades antiinflamatórias e calmantes.
  • Pelos mesmos princípios o gel pode ser aplicado em gengivas inflamadas e em outras inflamações internas na boca também para cicatrizar espinhas e acnes do rosto.
  • Para dor de cabeça, prove usar o gel de aloe vera com uma gotinhas de óleo essencial de menta aplicando-o às têmporas e à nuca, com movimentos circulares.
Texto retirado do site:
https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/1881-tudo-sobre-a-babosa-beneficios-e-contraindicacoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário